domingo, 17 de abril de 2011

Super Mario Bros X - Windows

Mario você não está mais sozinho!




ESSE POST FOI RECUPERADO
DE OUTRA DIMENSÃO...








A estrela de hoje é... Depois do seriado SUPER MARIO BROS Z, apresento a vocês o jogo SUPER MARIO BROS X, que é um excelente Indie Game feito por um grande fã assim como SUPER MARIO BROS CROSSOVER, e como este, a qualidade está impecável.


Quando falamos em jogos caseiros (os HomeBrews, ou Indie Gasmes), a nossa primeira preocupação é ver se o jogo não possui falhas, se a jogabilidade está boa, senão tem alguma coisa estranha durante a jogatina, ou gráficos estranhos, ou o personagem se movendo de maneira estranha, ou até mesmo animações estranhas, e é bem comum encontrar “remakes” de qualidade duvidosa.
Mas isso não acontece com o SUPER MARIO BROS X, pois após jogar várias fases, posso afirmar que o mesmo possui a mesma jogabilidade do SUPER MARIO BROS 3, sem nenhum elemento estranho e até com algumas melhorias, por exemplo: para você planar com a roupa de RACCOON, agora basta segurar o botão ao invés de ficar apertando várias vezes.

Neste jogo, você vai ter vários elementos, inimigos e cenários dos jogos Super Mario Bros 1, 2, 3, World, Zelda 2, Super Metroid, Sonic, etc. É uma festa só, você que não joga esses jogos há muito tempo vai ter uma ótima sessão de nostalgia. As cores, as músicas, os sons, é tudo muito característico.
O jogo atualmente está na versão 1.3, e quando começou, tinha como personagens selecionáveis apenas o Mario e o Luigi, depois acrescentaram a Princesa, e agora nas últimas atualizações acrescentaram o TOAD e o LINK. Isso mesmo o LINK, mas não é aquele Link desajeitado do primeiro jogo do NES que colocaram no SUPER MARIO BROS CROSSOVER, e sim o de ZELDA 2, que naturalmente anda em plataformas e pula (se bem que no Crossower, inventaram uma jogabilidade bem legal para o hyruliano)

Com exceção dos Irmãos Mario, os personagens possuem estilos de jogabilidade bem diferentes entre eles. O Mario e o Luigi possuem os mesmos gráficos que tinham no Super Mario 3 da coletânea Super Mario All Stars, sendo o Luigi um pouco mais alto e magro. Outra diferença básica é a cor: ao utilizar alguns poderes, estes terão cor própria, como por exemplo, a bola de fogo que o Mario atira quando pega a flor de fogo é laranja, e a do Luigi é verde.
Outra peculiaridade da jogabilidade é que os Irmãos Mario são os únicos que podem montar nos YOSHIS, e também só eles podem guardar um item na reserva assim como no Super Mario World, com a diferença de que o item vai continuar sempre guardado até que você queira usá-lo, ou seja, mesmo quando você for atingindo, o item só vai sair da reserva quando você efetuar o comando específico, e isso é muito útil, pois no Super Mario World acontecia muito de você tomar uma porrada, o item sair da reserva e você em seguida cair em um buraco, ficar encurralado ou coisa parecida ao tentar pegá-lo, e ai você acabava perdendo tudo.
Os demais personagens, TOAD, PRINCESA e LINK, possuem um medidor de energia em forma de coração, igual o de SUPER MARIO BROS 2, e no caso, o TOAD e a PRINCESA ficam pequenos quando possuem somente um coração restante. O tamanho do Link é o único que nunca muda.

A PRINCESA mantêm a mesma jogabilidade do MARIO 2, onde ela pode flutuar alguns segundos no ar. A diferença do TOAD para os Irmãos MARIO está na parte dos POWER UPs, e uma outra diferença da PRINCESA e o TOAD para os Irmãos MARIO é que a eles seguram os itens na cabeça, enquanto os Irmãos Mario seguram na frente de seus corpos, e dependendo do momento em que você estiver, isso pode ajudar ou atrapalhar na estratégia.
O LINK não segura itens em suas mãos, o jogo todo ele vai estar com sua espada em uma mão e o escudo em outra, e o escudo serve para defender alguns projéteis lançados contra ele. Só fique atento para agachar quando for se defender de ataques rasteiros. Também é necessário agachar para atacar inimigos pequenos como os GOOMBAS, e uma coisa divertida de jogar com o LINK é que ele não faz prisioneiros: é espadada em todo mundo, e alguns inimigos quando derrotados por ele podem deixar ruppies! Também quando ele cortar aqueles matinhos do Mario 2 ele pode achar ruppies, assim como nas caixas [?] , que soltam as jóias ao invés das moedas normais quando atingidas por ele. Bem característico!
Como o LINK está com as mãos ocupadas o tempo todo, se aparecer algum item fundamental como as chaves para as saídas alternativas, esta irá para seu inventário. Como no ZELDA 2, durante o pulo Link pode atacar para baixo ou para cima, e ao pegar o item RACCOON, para voar ele se transformar em fada! Na primeira versão que em o LINK apareceu, ele não podia voar porque não haviam sprites dele para isso, mas agora, nesta última atualização, ele passou a poder voar como todos os outros personagens bastando correr uma certa distância por um tempo e depois saltar, e como diferencial, ele ainda pode voar sem correr antes, mas neste caso a duração do vôo será bem menor.

O jogo possui vários POWER-UPs e quando digo vários, são vários mesmo, e vindo a toda hora, não é aquela escassez do MARIO 3, onde vem SAPO no terceiro mundo que é complicado de achar e usar, TANOKI no quinto mundo e é difícil de pegar e fácil de perder, a HAMMER SUIT que só aparece lá no sexto/sétimo mundo e é ultra rara também, e isso tudo pra não falar no mais raro de todos: a KURIBO SHOES, que nem é um item colecionável: ela aparece UMA ÚNICA VEZ, no mundo 5-3, e a gente ROUBA ela do inimigo e a usa. Eu mesmo quando jogava MARIO 3 quando pequeno passava muita vontade com esses itens mais raros que quase nunca vinham e rapidinho a gente perdia, praticamente você só joga com RACCON durante o jogo, porque este é bem comum.
Em Super Mario Bros X os conceitos são outros, aqui tem POWER UPs pra você usar a vontade, e lembra lá da TOP SECRET AREA do SUPER MARIO WORLD que te fornecia YOSHI, COGUMELO, FLOR DE FOGO, e que existia apenas uma o jogo todo e quanto mais no final você chegava mais preguiça dava de voltar nela para buscar os POWER-UPs? Aqui também tem e é diferente: ao que parece, todo WORLD tem sua própria TOP SECRET AREA com POWER UPs próprios, YOSHIs PRÓPRIOS entre outros.

Além dos POWER UPs tradicionais do MARIO BROS 3, RACCON, TANOKI, HAMMER, FIRE FLOWER, você terá a sua disposição também a ICE FLOWER do NEW SUPER MARIO BROS WII, e ela adiciona estratégia à jogabilidade, uma vez que ela funciona em mais inimigos que a FIRE FLOWER e os inimigos congelados podem ser usados como plataforma ou serem arremessados em outros inimigos.
As principais diferenças de POWER UPs entre os personagens são: primeiramente o LINK que é o mais distinto deles: basicamente os vários POWER UPs apenas mudam a cor da roupa e aumentam o poder da espada do LINK, a flor de fogo vai fazer a espada atirar fogo, a flor de gelo vai atirar gelo, o HAMMER vai fazer ele “atirar espadas” igual faz nos jogos originais quando está com a energia cheia. A PRINCESA e TOAD quando tem flor de fogo ou flor de gelo podem segurar o poder em suas cabeças usando o botão configurado como “ALT RUN“, e com isso podem atirar para cima. Além disso, os vários projeteis utilizados pelos personagens podem ter uma trajetória alternativa utilizando o direcional para cima antes de atirar. A roupa de Raccoon fará com que o TOAD dê um pulo duplo, e a de TANOKI, apertando o botão “ALT RUN”, faz com que todos os personagens se transformem em estátuas por um tempo e fiquem invencíveis neste período.
A principal diferença entre os POWER UPs está na roupa HAMMER, que faz com os Irmãos Mario atirem MARTELOS, o TOAD atire BOOMERANGS e a PRINCESA atire BOMBAS que destroem os blocos além dos inimigos.

Existem alguns blocos no jogo que só podem ser quebrados com a roupa do HAMMER ou do TANOKI, normalmente possuem itens e saídas secretas. Aqui no jogo as KURIBOH SHOES aparecem com mais frequência, existindo inclusive em uma das “TOPs SECRET AREAS“, além de haver outras como a LAKITU SHOE, que permite voar, e a PODOBOO SHOE, que permite andar na lava. Diferente dos Yoshis, as SHOES podem ser utilizadas por outros personagens além dos Irmãos Mario e não somem quando se passa de fase.

Falando em YOSHI, aqui tem YOSHI de tudo quanto é cor, bem digno do ARCO-IRIS, e além dos YOSHIs tradicionais, VERDE, AMARELO, VERMELHO, AZUL, todos com os mesmos poderes do SUPER MARIO WORLD, teremos os YOSHIS ROXO, ROSA, PRETO e AZUL CLARO.
O YOSHI ROXO faz um pulo esmagador no estilo do YOSHI AMARELO, só que mais forte e mais funcional, pois não precisa de casco para poder ser utilizado, bastando apenas apertar para baixo durante o pulo. É o mesmo golpe que o Mario faz em MARIO 64 quando você aperta o botão Z durante o pulo. O YOSHI ROSA vai cuspir vegetais, o PRETO tem os mesmos poderes que você teria quando engole um casco MULTICOR, só que no caso deste é com qualquer casco, e por fim o YOSHI AZUL CLARO cospe blocos de gelo.

Além dos vários elementos dos jogos do Mario, Metroid e Zelda, você terá algumas armas novas como é o caso da BILLY GUN que atira balas de canhão sem parar. Tem ainda uma outra que atira fogo e uma de planta carnívora, e existem vários caminhos secretos, novos desafios e fases.
Se terminássemos aqui, Super Mario Bros X já seria um grande jogo e valeria muito a pena você poder testá-lo para ver com seus próprios olhos o grande trabalho que o autor fez, mas ainda não acabou: o que faz esse jogo ser especial além dos outros Marios que o antecederam, com certeza é o seu fator MULTI-PLAYER.

Isso mesmo, DOIS JOGADORES podem jogar em modo cooperativo, e não é um modo diferente não, é a aventura principal com dois jogadores na mesma tela. E jogar de dois deixa realmente as coisas mais fáceis, primeiro porque você pode usar o seu parceiro como plataforma, ficando mais simples acessar lugares mais altos, e segundo por que quando um dos dois jogadores morre, o jogador que morreu pode continuar o jogo do mesmo lugar em que está o outro jogador ao custo de uma vida. Agora se os dois morrerem ao mesmo tempo ai só resta começar a fase de novo.
Mas não se preocupe, você leu certo, é do lugar em que o outro jogador está mesmo, porque quando os dois jogadores se separam a tela se divide bem ao estilo DRAGON BALL Z 3 de SNES, sem lag, sem atrasos, sem falhas, e ambos podem continuar a fase separadamente. Lembra daquelas partes tipo: Será que a chave está no cano ou seguindo direto? Cada um dos dois jogadores pode seguir uma direção e descobrir o caminho em uma única tentativa, e acredite, tem fases que eles começam em partes separadas e se encontram lá na frente.
O jogo adiciona muito valor ao trabalho em equipe, por exemplo, só existe 1 contador de moedas, então não vai haver briga de quem pega mais moedas, e como ficar continuando quando se morre obviamente gasta muitas vidas, é muito importante coletar o máximo de moedas possíveis, diferente do SUPER MARIO WORLD que você consegue 50 vidas e não sabe mais o que fazer com elas. Aqui vidas são importantes e o marcador delas também é único, nada de brigar por causa de cogumelo verde. Jogar de dois jogadores é MUITO DIVERTIDO, e o melhor de tudo: o jogo aceita controles daqueles do tipo USB ou qualquer outro que você utilize em seu PC, tem opção de tela cheia, e tem função SAVE como no MARIO WORLD, quer dizer, MELHOR que a função SAVE do MARIO WORLD, pois pode ser acionada depois de qualquer fase e aqui ficam salvos seu número de vidas e os POWER UPs que seus personagens tem naquele momento! Nada de parar o jogo com 75 vidas, YOSHI, etc, e recomeçar pelado e com só 5 míseras vidinhas… Aqui tudo fica salvo.
Para salvar quando estiver na tela do mapa aperte o botão de PAUSE, também no mapa com o jogo pausado é possível trocar de personagem, e caso seu personagem possua algum POWER UP e você trocar ele, esse POWER UP fica guardado junto com esse personagem até você utilizar ele de novo, com isso ao encontrar alguma “TOP SECRET AREA”, abasteça todos os CINCO personagens.
Falando em cogumelo verde, aqui os itens aparecem com mais abundância, como por exemplo a LUA que te fornece três vidas. Os YOSHIS aparecem com certa regularidade, principalmente aqueles que a gente quase não vê no SUPER MARIO WORLD como é o caso do AMARELO e do VERMELHO.
Mas mesmo com toda a interatividade entre os dois jogadores, é possível que um atrapalhe o outro, como por exemplo, nas saídas dos canos: tente não entrar nos canos ao mesmo tempo e sempre que sair de um, não fique no caminho, e também evite que um jogador tenha flor de fogo e o outro tenha flor de gelo ao mesmo tempo, pois a flor de fogo descongela os inimigos congelados… Ai você já viu, fica uma situação até cômica.

Para completar, o jogo ainda possui um modo chamado BATTLE e um outro chamado LEVEL EDITOR. O BATTLE basicamente é um contra o outro e o LEVEL EDITOR você pode editar as fases ou montar suas próprias bem ao estilo MIL FACES do SONIC.
O jogo também conta com fases e campanhas adicionais que você pode baixar, além de que existe um fórum de discussão e já existem até alguns projetos prontos e outros em andamento, ou seja, a qualquer momento podem sair novas atualizações, novos power ups, novos personagens, imagine, jogar com os personagem do SUPER MARIO BROS CROSSOVER, ou ainda, o YOSHI ser um personagem jogável.

Esse com certeza é um jogo de qualidade superior e recomendadíssimo principalmente para você se divertir com mais um amigo, e que fique claro que não esgotamos tudo que o jogo tem a oferecer: há muitas outras coisas a descobrir, muitos detalhe que você deve encontrar por si mesmo.

Se você quiser curtir essa maravilha de jogo você pode visitar o site do desenvolvedor ou baixá-lo diretamente aqui.



AVALIAÇÃO TÉCNICA:

Gráficos:
A+
Músicas:
A+
Efeitos Sonoros:
A+
Jogabilidade:
A+
Dificuldade:
C+
Fator Multi-Player:
S+
Diversão:
A+
Replay Value:
B
Nota Global:
S
Nível do Jogador:
Mediano


Quando você quiser ajudar e não puder, faça como a CRIATURA e deseje BOA SORTE, não tenha dúvidas que vai fazer toda diferença...




Postado por Solo Player.






Colaboração: GLStoque







39 comentários:

GLStoque disse...

A melhor invenção dos últimos tempos da última semana!
E quem não gosta é recalcado!

Leonardo Soler disse...

Haha eu tenho ele aqui faz um tempo eu ponho o conrole no joy2key e jogo deitado aqui haha realmente é nostalgico *.....*

Leonardo Soler disse...

e outra... olha Sabat alí em cima kkkkkkkk

Solo Player disse...

Esse jogo ficou difícil não gostar... O Multi Player dele merece a nota máxima com sobra... Vai junto, não precisa esperar o outro, vai que espera, um pega um item, o outro ajuda é interatividade total...

Solo Player disse...

Você jogou todos os capítulos? Joga de 2?

Solo Player disse...

Aonde?

Eu não entendi o que você quis dizer... Boiei...

gamesportemania disse...

Cara, muito bom o review. Assim que saiu este remake baixei no ato. O jogo é de longe um dos melhores remakes criados por fãs. Só fico imaginando porque a Nintendo e as outras produtoras de jogos não contratam uns caras como este que criam jóias como estas, ou porque elas não aprendem a criar remakes descentes com eles.

To com este jogo no meu PC a uns 4 meses e ainda não o explorei completamente (falta de tempo kkkk). Só lamento não ter o jogado nenhum minuto sequer em multiplayer.

Pistigrilo disse...

Comecei a rodar esse game após ter lido seu post na outra dimensão e até hoje ainda estou jogando-o. E posso dizer que realmente é um jogo digno de nota! Apesar de ter sido feito por fãs, o jogo não é bugado ou falhado, a interface gráfica encaixa direitinho e os cenários são bem desenhados, na maior parte das vezes se baseando em jogos clássicos da Nintendo, como várias versões de Mario do NES e do SNES, Super Metroid, entre outros. Realmente muito bom, especialmente para fãs dessas séries! Eu recomendo com "R" maiúsculo! Merece essa nota "S" aí!

Leonardo Soler disse...

o cara de boné... na foto do pessoal jogando.. o cara se parece muito com ele (ou eu não sei realmente como é ele kk)

Leonardo Soler disse...

Eu joguei de 1 player só e joguei somente as primeiras fases...

Leonardo Soler disse...

é foi mal... acho q to viajando

Leonardo Soler disse...

vou ver se eu faço um diário de bordo desse jogo.. aí eu zero ele kk

Solo Player disse...

Tava vendo se alguém fazia um complemento dos outros capítulos, se até o mês que vem não aparecer eu mesmo irei fazer, o jogo merece...

Solo Player disse...

Aquele lá é meu irmão, Gabriel do GLStoque, será que ele vai ver que você confundiu ele com o Sabat?!?

Solo Player disse...

Esquenta não... Confusões acontecem... Achei que tinha alguma coisa escrita e eu não vi...

Solo Player disse...

O jogo é realmente MUITO BOM... Ainda vou pegar para jogar o restante e ainda fazer o complemento merecido... Mês que vem se deus quiser...

Pô cara, arruma um parceiro ae, porque a experiência MULTI PLAYER leva o jogo para outro nível, não tem como você tirar o máximo de proveito do jogo sem jogar de dois... É outro jogo, jogando de 1 Player é bom mas não vai ter muita coisa diferente daquilo que os jogos do Mario 3 ou Mario World possam proporcionar...

Solo Player disse...

Merece mesmo, disse tudo, e merece mais ainda por ser um jogo feito em casa e normalmente as pessoas não dão o devido crédito... É uma pérola...

Leonardo Soler disse...

kkkkkkkk sei lá.. ele é teu irmão?? haha que legal cara =D

Leonardo Soler disse...

cara.. vou começar a fazer... se caso alguma coisa der errado antes de eu lançar eu te aviso.. e qualquer coisa eu te passo para você postar aqui (se caso eu fizer até domingo/ se passarde domingo e eu não fizer você pode fazer sim ^^)
e outra teu banner já coloquei lá na grupo de blog's Gamer Team... le lá as regras e me fala se você vai realmente querer participar com 100% de certeza ... faça igual a supermercado.. o aniversário é de você e o presente é nosso kkkk

Sérgio J Sousa disse...

Muito bacana a

Leonardo Soler disse...

HAha eu não fui o único a perceber isso haha você segura o controle muito estranho kkk

Solo Player disse...

Não é errado... É alternativo, é uma técnica milenar... Você utilizar um dedo para cada botão, é mais rápido e ágil, já teve até uma matéria na Ação Games ensinando, ao invés de usar o DEDÂO para tudo... Só conheço três pessoas que jogam assim...

Solo Player disse...

Não é estranho... É diferente... E acredite é muito melhor...

Leonardo Soler disse...

Jogos como mario acho q não precisa disso tudo... acho q um bomberman cairia bem esse geito de jogar... Estranho não é ruim... é apenas diferente mesmo kkkk

Sérgio J Sousa disse...

Um dia posto algumas fotos de como eu jogo megaman X de snes... é muito tenso ter que usar o Dash com o botão A, bular com o botão B e ainda atirar com o Y....

Quero ver você usar essa tática ninja/samurai em um controle de N64 rsrsrsrsrs

Solo Player disse...

N64 você tá de sacanagem né... Mas esse é um dos motivos que sou tão bom no Megaman X, é um dedo no Y, outro no B e outro no A, é muito fácil de jogar e flui... Como não tem que usar nem X e nem L e R, o jogo funfa bem demais na minha mão... Posso apertar o A e o B juntos ao mesmo tempo para fazer o super pulo e o outro dedo fica livre para atirar... É o melhor... Nem sei como quase ninguém pensa nisso...

GLStoque disse...

O Sabat mais fininho, né?
E com muito mais Shine!

GLStoque disse...

Duvido que New Mario Wii seja tão eficiente no Multplayer!

GLStoque disse...

Essa skill é rara e nem todos tem coragem pra comprá-la... será que a fraqueza do leite vem disso?

Cyber Woo disse...

Pow! parece ser bem foda! alias, Mario é crássico!

E o fator replay deve aumentar consideravelmente com partidas em conjunto simultaneamente!

Quando arrumar um PC eu encaro esse ai!

Solo Player disse...

Já pus minha ficha... Lógico que vou fazer parte dessa liga.

I go with you...

Solo Player as Join Gamers Team!

Solo Player agora é um personagem selecionável...

Solo Player disse...

Arruma um Wii para gente FINALMENTE sanar essa dúvida...

Solo Player disse...

É a versão GAMER da criptonita... Super Poderes tem desvantagens...

Solo Player disse...

Exatamente, apenas diferente...

Solo Player disse...

Pode colocar na sua agenda, o jogo é EXCELENTE no Multi Player...

joliecuticuti disse...

Esse é um dos meus preferidos, por ter a possibilidade jogar de dois a interação entre os jogadores é otima!

Leonardo Soler disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK muito mais SHINe ashausuaS Arrasa nem kk

Hyper Emerson disse...

Solo... A Nintendo fudeu a sua diversão:
http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Mario_Bros._X#Removal

Solo Player disse...

O fi editei só para não ficar a palavra de baixo calão... Mas o sentido é esse mesmo...

Ainda bem que tenho backup dos arquivos...

A Nintendo ao invés de abraçar a idéia, que é ótima por sinal fica fazendo isso... Ela podia lançar um equivalente... Ou contratar o cara ou o jogo do cara e lança-lo como jogo oficial de console.

Postar um comentário